Sites Grátis no Comunidades.net Criar um Site Grátis Fantástico

 ECOLIFE



Total de visitas: 1093
Nosso projeto

Sustentabilidade

Termo usado para definir açoes e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das proximas gerações, ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento seja ele economico ou material, mas sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parametros a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentavel!

 

Sustentabilidade Hospitalar

Um hospital sustentavel deve realizar suas atividades de modo a garantir que elas sejam continuas e priorizem a humanixação, ética e transparencia. As necessidades das gerações atuais devem ser supridas sem afetar a habilidade das gerações futuras. Além de fazer bem ao nosso planeta o hospital reduz custos e seu risco operacional.

A equipe profissional tem muita importancia neste processo, pois ela pode reduzir, reciclar e reaproveitar os insumos, quando possivel. O descarte de material hospitalar de forma correta é outra ação imprescindivel, alem da aplicação do programa de gerenciamento de resíduos de serviço de saúde.

O setor de compras de uma organização, seja ela pública ou privada, tem papel fundamental quando se diz de sustentabilidade. Devem ser exigidos produtos que consumam menos energia, possam ser reciclaveis e possuam menos embalagem.

Para que um hospital alcance a sustentabilidade, é necessario levar em consideração os três pilares: Economico, ambiental e social. Nossa empresa adota no fim de cada ano um relatório de sustentabilidade onde as informações são apresentadas de forma transparente e com acesso livre a todos. 

 

Nossa prosposta então :

Diminuir os custos para os setores de compras de material hospitalar

Contribuir com a sustentabilidade ( diminuir energia, diminuir poluição ambiental, previnir doenças hospitalares )

Aumentar a qualidade de material que pode ser reciclado no ambito hospitalar

Recuperar radiografias

 


                          Recuperar radiografias

 

 

Um dos metais mais populares de nossa civilização, a prata (e suas ligas) tem sido utilizada em jóias, talheres, espelhos, objetos decorativos e etc. Está presente também nas fotografias branco e preto e nas radiografias, sendo nesses últimos, considerados como fontes secundárias de prata de grande interesse comercial por ser uma atividade lucrativa e constituir matéria-prima sem custo.
Estima-se, em média, que a prata potencialmente recuperável de negativos de filmes preto e branco é de cerca 0,5g/m2 ao passo que esse número pode aumentar 10 vezes para radiografias.
Algumas técnicas vêm sendo estudadas e desenvolvidas para recuperação de prata a partir de filmes, de resíduos de laboratório e outros materiais. Porém muitas destas técnicas, apesar de serem eficientes na recuperação do metal, criam resíduos extremamente tóxicos (como os cianetos) que são lançados no ambiente ou apresentam grande gasto de energia elétrica.

Para recuperação de prata a partir de radiografias, devem ser considerados os seguintes aspectos, em igual relevância:

. simplicidade na execução
. menor quantidade de reagentes
. baixo custo dos reagentes
. geração de menor quantidade de resíduos
. geração de resíduos menos tóxicos
. bom rendimento
. potencialidade na recuperação/tratamento dos resíduos

Seguindo o objetivo de se extrair a prata da radiografia por um processo barato sem a geração de resíduos químicos perigosos, a equipe do CEFET desenvolveu o processo que consiste nas seguintes etapas:

1) Tratamento da radiografia com uma solução de hipoclorito de sódio 2,0% (água sanitária) sendo gerados:
· um resíduo sólido que contém a prata sob a forma de vários compostos químicos;
· películas radiográficas “limpas”.
2) Em seguida o resíduo sólido é tratado com hidróxido de sódio sólido em água por aquecimento durante 15 minutos. Nesta fase obtém-se o óxido de prata misturado a impurezas.
3) Faz-se o aquecimento do óxido de prata com uma solução de sacarose por 60 minutos obtendo-se a prata impura sólida que ainda não apresenta brilho.
4) Finalmente é feito o aquecimento da prata a 1.000ºC por 60 minutos numa mufla (um tipo de estufa) e obtém-se a prata pura e com brilho.